DESGASTE DENTÁRIO: DESCUBRA SUAS CAUSAS

O esmalte dos dentes é o tecido mais forte do corpo humano porém, quando há desgaste, os dentes e até mesmo a gengiva se tornam vulneráveis. A abrasão também conhecida como atrição é o tipo mais comum de desgaste e ocorre devido ao atrito entre os dentes superiores e inferiores durante a mastigação. Embora a abrasão seja normal de ocorrer ao longo da vida, em alguns casos, ela pode levar a uma considerável perda óssea e dentária.

Outro caso é a erosão, também conhecida como corrosão, causada por um processo químico, que pode estar associado ao surgimento de bactérias que danificam o esmalte dentário ou mesmo à quem faz ingestão constante de alimentos e bebidas ácidas, presentes em refrigerantes, vinagre, sucos cítricos, entre outros.

Entenda que o estilo de vida e maus hábitos geram reações no organismo que impactam diretamente na nossa dentição. Esse problema bucal pode levar a um enfraquecimento antecipado dos dentes e em casos mais graves pode até acelerar a perda da arcada dentária.

Antes de pensar em como prevenir esse problema, é necessário entender as suas causas. A verdade é que podem ser diversas e muitas vezes pouco perceptíveis. Entre os sinais mais comuns, podemos destacar: dentes amarelos, ponta dos dentes transparentes e alta sensibilidade.

Problemas como estresse, bruxismo, refluxo gástrico e higienização bucal inadequada que podem levar ao desgaste dos dentes.

Tenha atenção aos primeiros sinais desse problema e evite suas consequências. A ajuda de um dentista é fundamental na prevenção e no tratamento. Por isso, se você não tem ido com frequência ao dentista, agende uma avaliação com nossa equipe e siga nosso instagram @one_clinic para saber mais.

Até a próxima!